• Parte de
    Ubiquity Network logo
    Publicar con nosotros


    Perguntas frequentes

    1.O que é o LARC?

    O Latin America Research Commons (LARC) é a culminância da longa tradição da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) de promover a disseminação de pesquisas originais na América Latina em meio século de história. Por meio de sua principal publicação, o Latin American Research Review (LARR), o primeiro grande periódico interdisciplinar de ciências sociais e humanas a se tornar completamente de acesso livre, em janeiro de 2017, o objetivo do LARC é publicar livros acadêmicos em espanhol em português de acordo com padrões internacionais, bem como hospedar periódicos relativos aos Estudos Latino-Americanos.

    2. Por que o Acesso Aberto é importante para a América Latina?

    O Acesso Aberto implica uma solução ao antigo problema de difusão de publicações científicas em nosso continente. Além disso, ele contribui à preservação do trabalho acadêmico e possibilita que o livro atinja o seu público-alvo.

    3. O que significa Acesso Aberto?

    O acesso aberto vem se tornando o principal modelo de publicação para a produção acadêmica. É a publicação gratuita, imediata e irrestrita de trabalhos acadêmicos revisados por pares que ajuda a aumentar a visibilidade da pesquisa.

    4. O que é a licença Creative Commons?

    Essa licença possibilita o uso, a distribuição e a reprodução irrestritos do original por qualquer meio, contanto que devidamente referenciado. Os livros do LARC são licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0). Os direitos autorais são de titularidade dos autores.

    5. Os livros do LARC têm ISBN?

    Sim. O ISBN é um número identificador de livros que leva as informações básicas do livro, tais como o número da edição, a tiragem, o autor, a editora, o número de páginas e o formato.

    6. O que deveria ser feito para publicar no LARC?

    Uma proposta deverá ser enviada. Ela deverá incluir principalmente o resumo do livro a ser publicado e um capítulo de amostra. Você deverá clicar em “Publique conosco” em nossa página: https://www.larcommons.net/. Uma vez lá, você deverá clicar no link “enviar” – “propostas”. Lembre-se de que, no momento de enviar a proposta, o livro deverá estar terminado.

    7. Que tipo de livros você pode propor no LARC?

    Trabalhos acadêmicos escritos em espanhol ou português por um ou mais autores relacionados com Estudos Latino-Americanos. Volumes já editados não serão aceitos. O livro deve ter uma extensión entre 87.000 e 174.000 palavras.

    8. Como é composto o corpo editorial?

    O corpo editorial é composto por acadêmicos de prestígio dedicados às ciências sociais e às humanidades.

    São eles:

    Redatores-Chefe
    Florencia Garramuño, Universidad de San Andrés
    Philip Oxhorn, Vancouver Island University

    Corpo Editorial
    Natalia Majluf, University of Cambridge
    João Jose Reis, Universidade Federal da Bahía,
    Francisco Valdés Ugalde, Universidad Nacional Autónoma de México
    Alejo Vargas V., Universidad Nacional de Colombia

    Corpo Editorial Honorário – Premiados com o Kalman Silvert
    Carmen Diana Deere, Universidade da Flórida
    Julio Cotler+, Instituto de Estudos Peruanos
    Richard Fagen, Universidade Stanford
    Manuel Antonio Garretón, Universidade do Chile
    June Nash, Universidade da Cidade de Nova York
    Marysa Navarro, Faculdade Dartmouth e Universidade Harvard
    Peter Smith, Universidade da Califórnia, San Diego

    Para saber maiores informações, clique em Sobre Nós.

    9. Há qualquer taxa para se publicar no LARC?

    A LASA financia a publicação de 3 livros por ano.

    10. Os manuscritos são revisados por pares?

    A política da Latin American Research Review consiste na execução de duas revisões duplo-cegas por parte de dois especialistas, em que o nome dos autores e revisores não é sabido por nenhuma das partes. Na preparação do seu envio eletrônico para a revisão externa, pedimos que exclua qualquer autoidentificação inadvertida, p.ex., “conforme descrito por este autor alhures [referência]”; evitar múltiplas autorreferências a seus materiais não publicados (dissertações etc.); excluir agradecimentos a pares, afiliações institucionais ou fontes de recursos que possam tornar provável a identificação da autoria; excluir qualquer referência a apresentações anteriores do artigo sob uma forma prévia de rascunho (em conferências ou seminários públicos etc.).Uma vez revisado o texto por parte dos avaliadores, eles seram enviados para a revisão do autor. O corpo editorial poderá recusar manuscritos após a revisão dos pares. Apenas após o autor, os editores e o avaliador tiverem chegado a um acordo um contrato será assinado.

    11. Após a revisão dos pares, há algum requisito quanto à formatação do original antes do início do processo editorial?

    A versão revisada dos manuscritos deverá seguir o manual de estilo do LARC em espanhol ou português.Os autores deverão lembrar-se de que, uma vez formatados os originais, não será possível fazer alterações adicionais, a menos que haja um acordo comum com o corpo editorial.

    12. Quanto tempo leva para se publicar?

    O processo de publicação compreende duas etapas que podem levar até um ano cada. A primeira corresponde à conclusão do manuscrito, e a segunda envolve o processo de publicação.Em relação à primeira, uma vez enviada a proposta pelo candidato, os redatores-chefe a analisarão para se certificar de que esteja em conformidade com os termos solicitados.O corpo editorial emitirá uma declaração a propósito do seu trabalho dois meses após o envio. Caso seja aceita, a versão final do seu manuscrito será solicitada para avaliação. Caso o seu manuscrito seja aceito pelo corpo editorial, ele será enviado para a resenha por parte dos pares por dois especialistas.Caso considerado necessário por parte do corpo editorial, o seu manuscrito será revisado por dois pares especialistas. Mais tarde, os comentários serão enviados para a sua revisão.Uma vez recebidos os comentários do autor, o corpo editorial do LARC revisará o a proposta e tomará a decisão final sobre sua aceitação. Quando a proposta é aceita, um contrato é assinado entre o autor e o LARC, a fim de dar continuidade à produção editorial.Durante todo o processo, solicita-se que o autor não compartilhe o manuscrito com outro meio de publicação. O processo como um todo, do envio à publicação, pode demorar até dois anos.

    13. Quais são as etapas do processo de produção editorial do LARC?

    Após a assinatura do contrato, o texto vai para a revião e edição. O autor poderá ver as modificações em um documento do Word com alterações controladas. Uma vez aprovadas, o texto irá para a diagramação e design de capa.Sugestões do design da capa por parte do autor serão levadas em consideração, mas o LARC terá os direitos sobre o design final dos livros.Uma vez concluído o design do texto, o autor poderá ver as provas. A revisão não admite alterações, a menos que solicitado pelo LARC.O autor deverá fazer seus comentários e devolver a prova ao LARC. Uma vez alcançada uma versão final satisfatória, o autor deverá autorizar a publicação. Isso garante que o autor assumirá a responsabilidade pelo texto final, de modo que o LARC não terá nenhuma responsabilidade por alterações ou erros na cópia assinada.

    14. Um manuscrito pode ser enviado a outras publicações?

    Quando do processamento do seu manuscrito pelo LARC, solicitamos que não compartilhe o manuscrito até que a decisão final do corpo editorial tenha sido tomada.

    15. Haverá também uma versão impressa dos livros do LARC?

    Além das versões digitais em PDF, Epub e MOBI, as versões impressas dos livros do LARC poderão ser acessadas por impressão sob demanda a um custo adicional.

    16. Como posso acessar os livros do LARC?

    Os livros do LARC podem ser baixados da Publicações de Acesso Aberto em Redes Europeias (OAPEN), do Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB) e do unglue.it e indexados no OCLC Worldcat. Você também poderá encontrá-los em nossa página, ao clicar em Livros. Você poderá ler o livro online ou baixá-lo em PDF, Epub, MOBI, ou ainda adquiri-lo mediante impresão sob demanda.

    17. Os livros do LARC podem ser encontrados em bibliotecas?

    Por meio da adesão do LARC à CLOCKSS (Lotes de Cópias Controlados Mantêm as Coisas Seguras), o nosso conteúdo é arquivado regularmente junto a muitas das bibliotecas de pesquisa líderes no mundo. O arquivo CLOCKSS garante que o conteúdo LARC será sempre disponibilizado como de acesso aberto, em qualquer ocasião. As bibliotecas também terão o livro disponibilizado por impressão sob demanda.

    18. Como um livro do LARC pode ser consultado?

    Todo o nosso conteúdo recebe um Identificador de Objeto Digital (DOI). Isso significa que todas as nossas referências são disponibilizadas, de modo que as citações possam ser acompanhadas pela comunidade da publicação. Todos os metadados das nossas publicações ficam abertamente disponívels para a coleta por serviços de indexação por meio de nosso Protocolo de Iniciativa de Arquivo Aberto para a coleta de Metadados (OAI-PMH), e os periódicos são registrados junto aos Arquivos Abertos.

    19. Como os livros do LARC são promovidos?

    Uma vez publicado o livro, a LASA enviará um boletim informativo a todos os seus membros. Nós o convidaremos a apresentar o seu livro no Congresso Anual da LASA. Os livros serão promovidos no programa do congresso e na exibição da LASA na Exibição de Livros. Além disso, todas as atividades relativas aos livros da LASA serão anunciadas por meio das redes sociais da LASA e do LARC.

    20. Qualquer pessoa pode financiar o LARC?

    Sim. Você deverá clicar em Parcerias para ver as nossas modalidades, e, em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do endereço lasa@pitt.edu